Sua doação... Nossa ação
- Detalhes
- Publicado: Terça, 30 Julho 2019 às 21:00 h
Quando chegam as festas juninas, nós, do Instituto Monsenhor José Benedito Antunes, diretoria, moradores das Casas e funcionários também ficamos em festa, empolgados com a realização das comemorações. Na época que precede a realização das festas são realizadas várias oficinas em todas as unidades para a confecção de enfeites juninos. Cada pedacinho colorido de papel é trabalhado com carinho até se tornar um adereço das festas. Os arte-educadores capricham nas propostas e nosso pessoal na elaboração, tornando esses momentos ocasiões em que se trabalha com vários aspectos do desenvolvimento e manutenção de foco, habilidades e também diversão. Tudo feito com capricho e atenção.
Vários de nossos atendidos vieram de regiões do Nordeste do país, onde as festas de junho têm uma importância grande na cultura local, ou mesmo do interior de São Paulo e outros estados onde a tradição de tais eventos é muito presente na vida dos habitantes. Dessa forma, com todos envolvidos, são preparados a fogueira, deliciosos quitutes, o local é decorado, são montadas as barraquinhas de brincadeiras, além de uma coreografia de quadrilha preparada, com cuidado, pelo professor Rafael Mancini, devidamente adaptada às possibilidades físicas dos participantes.
Assim, quando chega a noite e a fogueira é acesa começa a alegria, todos vestidos a caráter na maior ansiedade; a música ao fundo dá o tom necessário para arrancar sorrisos e danças. Os convidados chegam trazendo mais animação e interação com os moradores, passamos juntos momentos deliciosos de confraternização e convivência que nos permitem estreitar os laços de amizade e de solidariedade.
Apesar do frio, os corações se aquecem em conjunto, vivendo a vida em comunidade e repartindo a felicidade de estarmos juntos nessa caminhada. Quando tudo termina, temos a certeza de que estamos no caminho certo e que valeu a pena ver cada sorriso durante as festas. Agradecemos a Deus pela oportunidade de, mais uma vez, estarmos lado a lado, aprendendo com eles o verdadeiro sentido da presença, da vontade de fazer mais e melhor. Estar a serviço pode e deve estar aliado a estar feliz! E Viva Santo Antônio, São João e São Pedro!
Escrito por Tania Helena Garcia
Diretora do IMA